quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pedras grandes, pedras pequenas, areia e água


Photo by jsome1

Dizem que certo professor universitário levou para a sala de aula alguns objetos com os quais pretendia apresentar aos seus alunos uma experiência que se assemelhava à vida de cada um. Os objetos eram (Pedras grandes, pedras pequenas, areia, água e um pote de vidro com boca grande).
Levou tudo para a sala de aula, colocou o vidro em cima da mesa e escondeu os demais objetos em baixo da mesma.
Quando a aula começou, ele iniciou seu exemplo. Abaixou-se, pegou uma pedra grande e colocou-a no vidro. Em seguida perguntou à classe:
- Cabe mais?
- Sim, responderam os alunos…
Novamente ele se abaixa, pega mais duas pedras grandes, coloca-as no vidro e pergunta novamente:
- Cabe mais?
- Não!!! - responderam os alunos, pois a ponta de uma das pedras já ficava para fora do pote.
Então o professor se abaixa, pega algumas pequenas pedras, a areia e começa a colocar dentro do pote. As pequenas pedras e as areia entram nos intervalos das grandes pedras e vão para o fundo do pote. O professor pergunta novamente:
- Cabe mais?
Os alunos ficaram em silêncio, com os olhos bem abertos aguardando qual seria o próximo movimento do professor.
Então ele se abaixa, pega a água e coloca a põe por cima. A água passa pelos intervalos dos demais objetos e vai para o fundo do pote. O professor com um sorriso diz aos alunos:
- Viram? Coube tudo!!!
A classe continua em silêncio, pensando no que viria depois, quando o professor diz com uma voz de expectativa….
- Alguém pode me dizer que tipo de exemplo que tentei passar para vocês nesta aula?
Um aluno levanta a mão e diz…
- Eu sei professor!!! Você tentou nos mostrar que sempre há tempo para tudo, que mesmo quando achamos que não temos tempo para alguma coisa, se nos esforçarmos conseguiremos achar um tempinho.
- Não, não foi isso que eu quis lhes ensinar, respondeu o professor. O que eu quis lhes mostrar é que na nossa vida, algumas coisas devem ter prioridades. Quando coloquei primeiro as grandes pedras, em seguida as pequenas pedras, depois a areia e por fim a água, estava mostrando que se eu invertesse a ordem e colocasse primeiro a água, depois a areia, quando fosse tentar colocar as pedras grandes, a água iria se derramar. Precisamos entender que algumas bases da nossa vida precisam ter prioridade.
Assim aquele professor conseguiu atrair a atenção de seus alunos e lhe passar o recado que desejava.

2 comentários:

  1. Muito boa.
    Parabéns pela dinâmica, pois no mundo tecnológico de hoje precisamos inovar cada vez mais. Nós precisamos buscar alternativas para ensinar os nossos alunos não nos prendendo somente em giz e lousa.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por seu comentário! Abraços!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para mim!